O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

MAIO FLORIDO

Hoje, os alunos do 2º e 3º ciclos, da EB 2/3 Frei Caetano Brandão, do AE Maximinos, apresentaram o trabalho realizado no âmbito da atividade Maio Florido. 
Esta atividade celebra o renascer da natureza na Primavera e relembra  a tradição que até nós chegou de tempos longínquos (celtas, romanos, ...), em que, nesta altura do ano, se comemorava o "regresso" do Sol e de um novo ciclo agrícola. 

Os jardins da escola foram ornamentados com flores e Maios, construídos a partir de resíduos, nas aulas de EV, ET, Oferta Complementar "Arte e Cidadania"(8º ano) e projeto Horta Escolar.

O trabalho interdisciplinar que resultou nesta exposiçao ao ar livre, teve inicio com a observação do ciclo de vida das plantas da horta e do pomar, permitindo que os alunos percebessem que a Primavera  é uma estação em que a natureza mostra  a sua força e se renova. 
A celebração dos Maios é uma prática habitual nesta escola, no âmbito da preservação de memórias relativas ao património imaterial. Com o texto "Reviver  a tradição dos Maios", publicado em 2015 pela ASPA, relembramos o passado, divulgamos aspetos da nossa identidade cultural e alertamos para a sua importância no futuro.
As imagens falam por si...







 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...