O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

COMPLEXO DAS SETE FONTES: aula de campo com água, património e paisagem

Nada melhor do que um dia de sol para uma aula de campo no Complexo das Sete Fontes.
Aprender assim, matérias de várias disciplina e num sítio com tantas surpresas, parece ter agradado a este grupo de curiosos. A entrada nas galerias do Sistema de Abastecimento de Água à Cidade de Braga no séc. XVIII, caminhando na escuridão com a luz ténue de um foco e, de repente, descobrir a água a sair pelas mães-d'água, foi uma sensação muito estranha ao princípio e, também, divertida, para muitos alunos destas duas turmas de 5º ano. Foi uma forma estranha de caminhar! Gostaram?
Alguém ficou com dúvidas que há muita água nas Sete Fontes? 
Alguém ficou com dúvidas por que razão o Sistema de Abastecimento de Água à Cidade de Braga, do séc. XVIII, foi classificado como monumento nacional (o mais alto estatuto atribuído a um monumento)?
Mas foram várias as perguntas:
  • Por que razão há uma rede a cercar os terrenos em redor do monumento?
  • Por que razão foram construídos prédios quase em cima do aqueduto que leva água à cidade?
  • Para que servem os respiros?
  • Por que razão as galerias têm tetos diferentes?
  • Para que serve a "bacia" de granito que recebe a água dentro da mina?
  • Onde estão os lençóis de água subterrâneos de onde sai a água que, de vários lados, chega a cada mina? 
  • Quem salvou este monumento? Como? Há quantos anos?
As imagens não deixam dúvidas sobre o modo como correu esta manhã, que terminou com o registo das descobertas relativas ao tema ÁGUA.
No Complexo das Sete Fontes foi possível aprender Português, História e Geografia, Ciências, Matemática e Educação Visual. E, também, testemunhar a importância da força dos cidadãos na defesa do interesse público, neste caso da ÁGUA, do PATRIMÓNIO e da PAISAGEM. 







Registo da informação recolhida(junto à Mina do Dr Amorim)




O tema de trabalho destas turmas - "A ÁGUA EM BRAGA" - tem permitido muitas descobertas, desde o passado ao presente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...